Actividades 2003

 

Janeiro a Maio

Promoção do Abaixo-Assinado “Por uma Fiscalização Eficaz em Lisboa”, contra o estacionamento indevido e o excesso de velocidade na área metropolitana de Lisboa. Leia aqui o texto do abaixo-assinado.

 

25 de Março

Lançamento da campanha “Vamos acabar com os Pontos Negros nas Estradas Portuguesas” no cruzamento do Infantado, a fatídica intercepção entre a EN10 e a EN119. Estiveram presentes, entre outros, representantes do IEP, da autarquia de Benavente, do Grupo Territorial da GNR de Santarém, da Brigada de Trânsito do Carregado e dos Bombeiros de Samora Correia. Leia aqui o comunicado de lançamento.

 

Março a Dezembro

Organização da campanha “Vamos Acabar com os Pontos Negros nas Estradas Portuguesas”, de recolha pública, tratamento e reenvio para vários organismos da administração pública central e local, e para vários órgãos de comunicação social, de informação relativa a problemas das infra-estruturas viárias portuguesas. Com o apoio da Shell portuguesa, Delta Cafés, SIC, TSF, Auto-Hoje, Auto-Magazine Diário de Notícias e Notícias Magazine. Leia aqui o Relatório da Campanha.

 

Maio

18 de Maio – Comunicado conjunto da ACA-M, APSI e Associação dos Utilizadores do IP4 – sobre o debate da Petição “Pelo Direito à Vida – Contra o Crime Rodoviário”, em sessão plenária da Assembleia da República, que teve lugar a 21 de Maio de 2003 Lisboa.

30-31 de Maio – Participação na Assembleia Geral da FEVR (Féderation Européenne des Victimes de La Route), em Viena.

 

Junho

7 de Junho – Participação no Colóquio “Prevenção: os novos desafios do desenvolvimento comunitário”, organizado pelo ISPA.

 

Julho

8 de Julho – Divulgação, junto das autoridades competentes, do Documento-Proposta “Valorizar o Património do Fluxo Pedonal em Lisboa” .

24 de Julho – Conferência de imprensa para o balanço de quatro meses da campanha “Vamos acabar com os Pontos Negros nas Estradas Portuguesas”. Leia aqui o comunicado de imprensa.

 

Agosto/Setembro

Produção e divulgação de anúncio televisivo sobre os “Pontos Negros nas Estradas Portuguesas”, no âmbito da programação SIC Esperança, com apoio da Agência Publicitária FCB – Foote, Cone & Belding. Veja aqui o spot televisivo (mpg).

 

Setembro

Desde Setembro

Produção e divulgação de cartaz out-door sobre os “Pontos Negros nas Estradas Portuguesas”, com apoio da Agência Publicitária FCB – Foote, Cone & Belding e da Empresa de exploração de Outdoors RED.

18 de Setembro – Acção de sensibilização para a falta de segurança na Av. da República (comunicado e reportagem disponíveis).

 

Novembro

14 de Novembro – Participação no Seminário “Mobilidade Urbana – Acessibilidades no Concelho de Cascais”, organizado pela Associação Comercial do Concelho de Cascais. Leia aqui a comunicação apresentada.

16 de Novembro –  Organização da Celebração do Dia da Memória (em memória das vítimas das estradas): distribuição de informação a nível nacional e celebração junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, na Avenida da Liberdade em Lisboa, com a presença, entre outros, do Governador Civil de Lisboa, de representantes do Ministério da Administração Interna, da Assembleia da República, da GNR, da PSP, de várias associações cívicas, etc. Leia aqui o comunicado de imprensa.

29 de Novembro – Participação na sessão “Repensar o espaço público – transportes e mobilidades”, em Almada. Leia aqui a comunicação apresentada.

 

Dezembro

17 de Dezembro – Conferência de imprensa de apresentação do Relatório da Campanha “Vamos Acabar com os Pontos Negros nas Estradas Portuguesas”, junto à sede do Instituto de Estradas de Portugal. Leia aqui o comunicado de imprensa e o Relatório.

20 de Dezembro – Divulgação pública do “Guia de Requerimento para a Resolução de Pontos Negros nas Estradas Portuguesas”. Aceda aqui ao Guia de Requerimento.

 

Outras actividades em 2003

  • Participação quinzenal no programa radiofónico “Agora Acontece”, realizado por Carlos Pinto Coelho.
  • Participação regular na secção de opinião da SIC Online.
  • Participação irregular na secção “Estrada Viva” do Diário de Notícias.
  • Participação em diversos programas de debate televisivo e radiofónico (RTP, SIC, SIC Notícias, NTV, TSF, Rádio Renascença, etc.).